Chegou a hora do PT colocar as cartas na mesa.
Por Rodrigo Alves
Como petista penso que o Lula já deu sua contribuição, e foi de grande valia para o país. Penso ainda que é uma volta ao passado que não fará tão bem ao país como da primeira vez caso a pauta seja de Lulinha paz e amor. Sem falar que escancara a falta de referências dentro do partido capaz de sobressair em uma eleição. Problema esse que fica mais evidente na direita brasileira, ha que deixar claro. A crise de representatividade é gritante.
Ainda sonho com a ideia de Lula compor uma chapa com Ciro e o PCdoB, que em momento algum virou as costas para o PT, em prol de um bem maior, em prol de uma esquerda forte, mas acho hoje uma utopia.
O PT mostrou em seu governo que esse país tem jeito e mais, é fácil dar jeito nesse país, esse país é maravilhoso em todos os sentidos. A esquerda tem a faca e o queijo nas mãos, mas pode se perder em seus egos. Não pode se perder na figura de Lula como única solução.
Lula é a maior figura política desse país. E provou que não tem golpe, nem republiquetas do judiciário capaz de mudar isso. Acredito que dependendo do que sentenciar o TRF-4, nem segundo turno teremos. Lula, caso absolvido, será eleito em primeiro turno. Mas aí que está o problema. O que fazer a partir de 2019? É isso que o PT precisa colocar na mesa. Qual vai ser verdadeiramente a postura do partido frente ao PMDB, ao golpe e mesmo a esquerda brasileira. O PT precisa assumir de uma vez por todas a pauta da esquerda ou simplesmente se propor como um "apaziguador" de mercado, o que seria lamentável. Lula é grande demais pra ser um apaziguador, e além de tudo, não é eterno. O projeto tem que ser objetivamente de longo prazo e não eleitoreiro.
Esse discurso do Lula de perdão de golpistas é extremamente desonesto com a esquerda, principalmente com aqueles que vêm lutando todos esses dias pra reparar esses erros. Com aqueles que estão desempregados. Com aqueles que não vão mais para as universidades. Com aqueles que hoje passam fome. Com aqueles que abriram mão de parentes e amigos por um ideal de um país justo e socialista. Lulinha paz e amor não cabe mais, é passado.
Acho que chegou a hora do PT colocar as cartas na mesa. Chegou a hora de mostrar o projeto e principalmente, quem participará deste projeto.
Lula é a minha maior referência política e tenho certeza que de muitos que tenham a minha idade, mas não acho justo nem com Lula, nem comigo, que esse projeto tão importante pra reconstrução deste país depois de um golpe, seja resumido a figura do Lula. Precisamos de um projeto baseado em uma reforma política, tributária e penal (código e processo) esse tripé precisa entrar em discussão pois, só assim poderemos, de fato sonhar com um país justo. Esse país só será democrático e justo verdadeiramente quando essa democracia se tornar social e não simplesmente política. Pra que isso aconteça a mudança tem que ser estrutural pois, caso contrário, um simples golpe põe tudo a perder. Esse filme nós já vimos.
Vem pra esquerda PT, o Brasil precisa de você deste lado. 2018 está logo ali.



Comentários