O Método da Graça


Por George Whitefield (1714 – 1770)


[...] Sou entristecido com a falta de compromisso daqueles que são Cristãos, que tiveram descobertas de Jesus Cristo; há tão pouca diferença entre eles e outras pessoas, que eu mal sei o que é um verdadeiro Cristão. Os Cristãos têm medo de falar de Deus, eles vão com a correnteza; se entrarem em companhia mundana, eles falarão do mundo como se estivessem no seu contexto; isso você não faria quando teve as primeiras descobertas do amor de Cristo; naquela ocasião, quando a luz do Senhor brilhou sobre sua alma, você poderia falar do amor de Cristo para sempre. Esse tempo foi quando tinha algo a dizer para o seu querido Senhor; mas agora você anda em companhias e os ouve falarem sobre o mundo ousadamente, e você está com medo de ser ridicularizado se você falar de Jesus Cristo. Um grande número de pessoas tem crescido conformistas no pior sentido da palavra; eles clamarão contra as cerimônias da igreja; mas, então, você, que é amante de cerimônias, estará de acordo com o mundo, o que é muito pior. Muitos permanecerão até o Diabo trazer novas modas. Cuidem-se, então, para não se conformem com o mundo. O que os Cristãos têm a ver com o mundo? Os Cristãos devem ser singularmente bons, ousados pelo seu Senhor, para que todos os que estão com vocês possam tomar conhecimento que têm estado com Jesus. Eu vos exorto a que venham a um compromisso com Jesus Cristo, de modo a terem uma permanência contínua de Deus em seus corações. Vamos desconstruir nossa fé de aderência, e perder o nosso conforto; mas cresceremos em uma fé segura, e saberemos que somos de Deus, e assim caminharemos no conforto do Espírito Santo e seremos edificados.

Hoje, Jesus Cristo é muito ferido na casa dos Seus amigos. Desculpem-me por ser minucioso; pois, meus amigos, me entristece demais que Jesus Cristo seja mais ferido por Seus amigos do que por Seus inimigos. Nós não podemos esperar outra coisa de deístas; mas para os que sentiram Seu poder, caírem por não andarem conforme a vocação com que foram chamados; para estes significa que trazemos nossa religião do Senhor ao desprezo, para ser um provérbio entre as nações. Pelo amor de Deus, se você conhece a Cristo, mantenha-se perto dEle; se Deus tem falado de paz, guarde a paz, olhando para Jesus Cristo a cada momento. Tendo paz com Deus, ao sofrer aflições, não tenha medo, todas as coisas contribuirão para o seu bem; se você estiver sob tentações, não tenha medo, se Ele falou de paz ao seu coração, todas estas coisas serão para o seu bem.

Mas, o que direi a vocês que não têm a paz com Deus? E estes são, talvez, a maior parte desta congregação; choro ao pensar nisso. A maioria de vocês, se examinarem seus corações, deve confessar que Deus ainda nunca lhes falou de paz; vocês são filhos do Diabo, se Cristo não está em vocês, se Deus não falou de paz aos seus corações. Pobres almas! Que condição lastimável. Eu não gostaria de estar no seu lugar por nada deste mundo. Por quê? Você está apenas pendurado sobre o Inferno. Que paz você pode ter quando Deus é seu inimigo, quando a ira de Deus paira sobre sua pobre alma? Desperta, então, você que está dormindo em uma falsa paz; despertem, professores carnais, hipócritas que vão à igreja, recebem o sacramento, leem as suas Bíblias, e nunca sentiram o poder de Deus em seus corações; vocês que são professores formais, que são pagãos batizados; despertem, despertem, e não descansem em um fundamento falso. Não me culpem-me por dirigir-me a vocês; na verdade, é faço-o por amor às suas almas. Vejo que vocês estão demorando em sua Sodoma, e querendo ficar lá; mas eu faço a vocês como o anjo fez com Ló, levando-o pela mão. Venham embora, meus queridos irmãos, fujam, fuja, fujam por suas vidas para Jesus Cristo, corram para um Deus que derramou Seu sangue, corram para um trono de graça; e implorem a Deus que quebrante os seus corações, roguem a Deus para convencê-los de seus pecados, implorem a Deus para convencê-los do seu pecado original, peçam a Deus para convencê-los de sua justiça própria, peçam que Deus lhes dê fé e que vocês possam se achegar a Jesus Cristo.

Para vocês que se sentem seguros, devo ser um filho do trovão, e que Deus possa despertá-los, ainda que seja com trovões; é por amor, de fato, que eu falo com vocês. Eu sei por triste experiência o que é ser embalado no sono com uma falsa paz; por muito tempo estive embalado no sono, pensando que era um Cristão, quando eu não sabia nada do Senhor Jesus Cristo. Fui talvez mais longe do que muitos de vocês; eu costumava jejuar duas vezes por semana, eu costumava orar, às vezes, nove vezes por dia, eu costumava receber o sacramento constantemente, a cada Domingo; e ainda assim eu não sabia nada de Jesus Cristo em meu coração, eu não sabia que eu devia ser uma nova criatura, não sabia nada da religião em minha alma. E, talvez, muitos de vocês podem estar enganados como eu, pobre criatura, estava; e, portanto, é por amor, na verdade, que eu falo com vocês. Se vocês não tomarem cuidado, uma religião formal destruirá a sua alma; você descansará nela, e não virá a Jesus Cristo; essas coisas são apenas o meio e não o fim da religião; Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê. Então, desperta, tu que estás assentado em tuas imundícies; desperte, você professor da Igreja; desperta você que tem nome de quem vive, que é rico e acha que não precisa de nada, não sabendo que você é pobre, cego e nu; aconselho que venha comprar de Jesus Cristo ouro, vestes brancas e colírio. Mas eu espero que haja alguns que estejam um pouco quebrantados; espero que Deus não pretenda deixar-me pregar em vão; espero que Deus alcance algumas de suas almas preciosas, e desperte alguns de vocês de sua segurança carnal; espero que haja alguns que estão dispostos a vir a Cristo, e começando a pensar que construíram sobre um fundamento falso.

Talvez o Diabo possa atacar e provocar desespero; mas não tenham medo, o que eu tenho lhes falado é somente por amor a vocês, é só para despertá-los e deixá-los ver o seu perigo. Se algum de vocês estiver disposto a se reconciliar com Deus, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, está disposto a reconciliar-Se com você. Então, se vocês não têm a paz ainda, venham para Jesus Cristo; Ele é a nossa paz, Ele é o nosso pacificador, Ele fez a paz entre Deus e o homem ofensor. Vocês querem a paz com Deus? Venham a Deus por meio de Jesus Cristo, que comprou a paz; o Senhor Jesus derramou Seu sangue para isso. Ele morreu por isso; Ele ressuscitou para isso; Ele subiu ao mais alto dos céus, e agora está intercedendo à mão direita de Deus. Talvez vocês pensem que não haverá paz para vocês. Por quê? Porque vocês são pecadores? Porque vocês crucificaram Cristo, vocês O expuseram à vergonha, vocês pisaram o sangue do Filho de Deus? O que importa? Ainda existe paz para vocês. O que Jesus Cristo disse aos Seus discípulos, quando Ele veio a eles no primeiro dia da semana? A primeira palavra que Ele disse foi, ao mostrar-lhes as mãos e o lado, disse: "Paz seja convosco”. É como se Ele tivesse dito, “Não tenham medo, Meus discípulos; vejam as Minhas mãos e os Meus pés como eles foram perfurado por sua causa; portanto, não tenham medo”. Como Cristo falou com Seus discípulos? Vão e digam aos Meus irmãos, e digam ao triste Pedro, em particular, que Cristo ressuscitou, que Ele subiu ao Seu Pai e vosso Pai, para o Seu Deus e vosso Deus. E depois que Cristo ressuscitou dos mortos, Ele veio pregando paz, com um ramo de oliveira da paz, como a pomba de Noé; "Eu vos dou a Minha paz”. Quem eram eles? Eles eram inimigos de Cristo, assim como nós; eles negaram a Cristo uma vez, assim como nós. Talvez alguns de vocês tenham se desviado e perdido a sua paz, e vocês acham que não merecem nenhuma paz. Mas, então, Deus sarará as suas rebeldias, Ele lhes amará livremente. Quanto a vocês que estão quebrantados, se estão dispostos a vir a Cristo, venham. [...]

________________________________

O referido trecho é parte do texto "O Método da Graça" de George Whitefield. Fonte: oestandartedecristo.com

Comentários

Postagens mais visitadas