Um instante chamado tempo

Por Rodrigo Alves 

Tem um ditado argentino que diz: nunca volte ao lugar onde você foi um dia feliz. Tem um outro ensinamento árabe que nos diz ser impossível tomar dois banhos em um mesmo rio, pois as águas dos rios nunca são as mesmas, e nós, também, não somos mais os mesmos. Aquelas águas que um dia nos lavaram, se foram. Aquele homem que você foi ontem, também não existe mais. 
Este ano fui a dois velórios. O primeiro, um senhor de 69 anos. O segundo, um jovem de apenas 20.
O mais interessante nesses dois momentos semelhantes em tristeza, é que eu tive a nítida sensação que, ambos, haviam cumprido seus propósitos na terra.
Pessoas completamente diferentes. O primeiro, um avô. O outro, estava começando uma vida adulta. Mas este antagonismo me trouxe a certeza de missão cumprida. O apóstolo Paulo, nos fala do "cumprir" uma missão. De uma estrada a ser percorrida, mas Paulo não fala em tempo de percurso. Não fala em quilometragem a ser percorrida. Paulo fala sobre excelência ao percorrer. Paulo no fundo está falando em missão cumprida. 

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." II Timóteo 4:7

Ninguém sabe quanto tempo de vida tem. Não sabemos porque isso não tem importância. O tempo pra Deus não tem o mesmo significado que o tempo para o homem. O que realmente importa é a excelência empregada no tempo em que nos é concedido. O tempo é o recurso mais precioso para o homem.

"Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite." Salmos 90:4

A angústia do tempo talvez seja o grande mal do homem, ou o mal da vida moderna. Ficamos muitas vezes nos perguntando o porquê de ter feito de uma forma ou de outra. Passamos boa parte de nossas vidas se lamentando por aquele instante, aquela fração de minuto ou segundo que poderíamos ter feito diferente.
Com isso Tudo, só tenho uma certeza, o tempo que mais importa é o tempo dedicado a Deus. O tempo de ser bom. O tempo que vivemos o evangelho de Cristo. O tempo que somos capazes de amar e sermos exemplos de Cristo e de seus ensinamentos. Como é difícil ser exemplo positivo nos dias de hoje.
Mas qual o nosso tempo? 69 anos? Ou apenas 20?!
Não importa! O que realmente importa é se o tempo que vivemos será suficiente para fazermos o bem na terra. Ou será apenas um tempo que não volta mais. O tempo é o senhor de tudo. O Senhor é o Senhor do tempo. Por isso ocupe seu tempo com o que realmente importa. Ocupe-se com o amor e o respeito ao próximo. Ocupe-se em ser bom exemplo. Ocupe-se com o evangelho. 
Ocupe-se com Cristo.
O tempo é de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas