É Golpe!


Por Rodrigo Alves


Republica Federativa do Brasil, presidencialista, acaba de sofrer um golpe, um golpe parlamentar.

Um dos grandes pilares deste golpe está no próprio povo. Povo este que com as melhorias que adveio dos anos anteriores se sentiram no direito de acharem que por terem melhorado de vida, passaram a pertencer a uma casta superior. Pessoas da classe "E", "D", "C", alcançaram um patamar de vida melhor e muitos destes acharam que isso os fazem melhores que outros que ainda não alcançaram tal patamar. E isso é muito fruto ainda do nosso "espirito" de colonia, de escravos, de subjugados. A falta de educação e de discernimento do nosso país ficou clara ao vermos pessoas oprimidas sendo usados como massa de manobra da classe média, branca, deste país.

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor" -  Paulo Freire.

O golpe parlamentar sofrido pela Presidenta Dilma é também um golpe de classe. Mas o que mais me aterroriza é que esses "soldados" que marcharam em prol deste que hoje se tornou concreto, o golpe, ontem eram classe oprimida. Ontem estavam nas filas da casa própria, das universidades, das bolsas. Hoje, são doutores, e doutor não pode brigar mais por direitos iguais. O doutor luta por ele mesmo.

"O povo quer a troca do governo, o povo é que nos legitima a tomar essa decisão", eles disseram.

Que povo? eu pergunto, O povo que a elegeu, ou o povo que viu sua sede de poder ser adiada por mais quatro anos.  Mano Brown: “Eu vi a população virar as costas pra Dilma. Enquanto a favela faz silêncio, a mídia manipula”.

A crise no Brasil vai muito alem da economia. É uma crise social. Temos uma sociedade doente e sem perspectivas de melhora, aja visto que a cada problema a solução é a decapitação, a tortura, a ruptura institucional, a golpes. A história deste país nos mostra isso, e nós, enquanto sociedade preferimos conviver com essa realidade do que nos organizarmos e sairmos desta desgraça que nos assola desde 1500.

Certo tempo atrás, um garoto de 10 anos foi morto por policiais em São Paulo. Os policiais alegaram que o garoto depois de roubar um carro atirou nos policiais e os mesmos se viram na obrigação de mata-lo. Um garoto de 10 anos, dirigindo um carro roubado e ao mesmo tempo atirando nos policiais. Incrível.

Depois de saberem da morte deste garoto, moradores de São Paulo, bairro do Morumbi mais precisamente, saíram de seus apartamentos de luxo para aplaudir a ação policial. Afinal era um pobre, preto e favelado a menos.

"Você deve tá pensando, O que você tem a ver com isso? Desde o início, Por ouro e prata, Olha quem morre, Então veja você quem mata, Recebe o mérito, a farda, Que pratica o mal, Me ver pobre preso ou morto, Já é cultural" - Negro Drama, Racionais Mc's

O caso foi amplamente divulgado. Essa criança era praticamente órfão. Digo praticamente porque os pais estavam presos, não mortos. Esse garoto vivia com a avó em uma favela de São Paulo, não estudava. Esse garoto era fruto de nossa sociedade, ou da falta dela. Fruto de nosso egoísmo. Esse garoto também foi morto por um golpe. Um golpe social que nos torna cada dia mais covardes.

A covardia pra mim é o pior defeito de um ser humano. Não a covardia física, bruta. Estou falando da covardia moral. Aquela que nós fingimos que não vemos para evitar "aborrecimentos". Aquela que nós enxergamos como um defeito do outro. Uma má sorte social. Aquela que nós resolvemos apenas levantando o vidro do carro.

"A única luta que se perde é aquela que se abandona" - Carlos Marighella.

Em um outro momento recente, uma médica disse que não atenderia uma mulher por ela ser petista. O conselho de medicina, pasmem, disse que a médica tinha esse direito. Outro Golpe. Todos querem o fim do petismo, do comunismo, da esquerda. Ledo engano é o que se vende para o povo. Só os ignorantes acreditam nessa farsa de esquerda x direita. A crise é social. O golpe foi pelo poder, nada mais. Horas depois de se consumar o golpe no Brasil, adivinha pra onde foi o presidente usurpador em sua primeira viagem? Isso mesmo, pra China. Eu disse, China!

Chega a ser inacreditável como a sociedade acha as mais variadas brechas para justificar os golpes de cada dia. Somos todos Aécio. Somos todos Cunha. Somos todos Mouro's. Somos todos "japonês da federal". E eu pergunto: Quando seremos todos uma sociedade de fato?

Os canalhas que usam o povo como massa de manobra não estão só no congresso. Os canalhas são muitos e estão por toda parte, por isso os golpes estão sendo dados. Estão na padaria, nos bares, nas universidades, nas igrejas, nas redes sociais... Mas esses canalhas, apesar de numerosos nunca serão maioria. Nunca terão a última palavra. Pode se passar muito tempo, podemos perder muitas vidas. Muitos ainda sofrerão o mal social deste país, mas de uma coisa eu tenho certeza, a história sempre mostra quem é quem. Não tem fascista, golpista ou mesmo os canalhas do dia dia que conseguem passar pelo crivo da história sem que essa lhe cobre pelo mal causado, dia após dia.

É golpe parlamentar. É golpe institucional. É golpe social. É golpe moral.

Comentários