Fale com o Autor

Por Rodrigo Alves


Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105

Tem um samba do compositor Paulinho da Viola que fala: “foi um rio que passou em minha vida e o meu coração se deixou levar...”. Nosso coração se deixa levar por tantas coisas não é mesmo?! Tudo é motivo pra que mudemos de trajeto, mudemos de opinião, o atalho se torna sempre a melhor opção. A própria lei da física nos diz que a menor distância entre dois pontos é uma reta. Mas o que fazer quando as leis e os atalhos não nos leva onde gostaríamos de chegar?

Quando buscamos refugio na palavra de Deus, encontramos todas as respostas. Eu disse, todas as respostas e, não mero atalho, mera opinião. Não existe dentro da palavra de Deus coisas que são apenas momentâneas. A palavra de Deus é o principal alimento para um cristão... Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4, a palavra de Deus é a verdade que procuramos... Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; João 8:31 e, o centro desta palavra se chama Jesus Cristo...Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 22:13. Viver em comunhão com Deus é se alimentar da Sua Palavra, é se alimentar do verbo que se fez carne. Eu amo a palavra de Deus!

Devemos fazer da Bíblia nossa amiga inseparável, insubstituível, pois ela nos ouve e, mais do que isso, nos direciona para um caminho certo. Caminho este que só um amigo verdadeiro seria capaz de nos mostrar. Isso tudo, se consegue com intimidade, com desprendimento, com reverencia, respeito, enfim, requisitos imprescindíveis para uma amizade verdadeira. A Bíblia Sagrada é a nossa carta de amor, é a declaração de amor que mais necessitamos.

Devemos buscar em oração o entendimento, o propósito, a revelação. Deus só se faz presente onde sua presença é bem vinda. Esta é a chave que abre a porta do entendimento bíblico. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12


[…] É muito apropriado para nós sentirmos que agora estamos fazendo algo real; sentirmos que estamos nos dirigindo a Deus, a Quem não podemos ver, porém que está realmente presente; a Quem não podemos tocar ou ouvir, nem por meio de nossos sentidos perceber, a Quem, entretanto, está conosco tão realmente como se estivéssemos falando com um amigo de carne e osso. Sentindo a realidade da presença de Deus, nossa mente será conduzida pela graça divina a um estado de humildade; sentir-nos-emos como Abraão quando disse: "Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza". Assim sendo, não faremos nossas orações como garotos que repetem suas lições de forma rotineira, muito menos falaremos como se fôssemos rabinos instruindo nossos alunos, ou como alguns fazem, com a aspereza de um assaltante parando alguém na estrada e obrigando-o a entregar-lhe sua bolsa; mas seremos humildes suplicantes, embora ousados, humildemente importunando a misericórdia mediante o sangue do Salvador […] Charles Haddon Spurgeon


Clame ao Espirito Santo entendimento ao ler a bíblia, clame por humildade, clame por discernimento ao folear as palavras que procedem do alto, dos céus. A dependência de Deus é o que nos revela a sua grandeza. Se não nos prostrarmos em reverência, nunca seremos “loucos” o bastante para viver uma vida plena, em espirito e em verdade. Esqueçam a religiosidade, esqueçam as placas de igrejas. As escrituras Sagradas são o elo de ligação com Deus. Ela é o que nos revela o propósito e o amor de Deus, ela é o que nos dignifica em prol de uma aliança feita com amor. Digo ainda, que só teremos consciência desta aliança quando lermos, ou melhor, quando vivermos um cristianismo pleno. Pleno não sem pecados, pois não estamos neste nível de santidade ainda, mas pleno no sentido de saber que Deus nos deixou a Sua palavra e, podem ter certeza, a Sua palavra bastará. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11.

Devemos buscar Deus todos os dias, toda hora, o entendimento da palavra de Deus deve ser uma prioridade em nossas vidas, uma obsessão, um projeto de vida. E quando este entendimento não vier, clame, ore, não hesite, fale com o autor!

Comentários